VENTUROTTI, O ITALIANO MAIS VELHO DO MUNDO, JÁ MOROU EM COLATINA

Delio Venturotti, em 1939, aos 30 anos de idade(Fotos: Prontuário do Arquivo Público do ES / Insieme)

Delio Venturotti, italiano de Calto, província vêneta de Rovigo, nasceu às 2 horas do dia 25 de outubro de 1909, filho de Luigi Venturotti e Joanna Arrivabeni Venturotti. Veio com seus pais ao Brasil em 1913, fixando-se inicialmente em Colatina/ES, aonde foi “chauffeur” de praça. Depois de viver algum tempo também em São Paulo, desde 1991 morou no interior da ilha de Florianópolis.

Desde o início do maio, o sociólogo e genealogista Daniel Taddone vinha reunindo documentos para a certificação de Venturotti no GRG – Gerontology Research Group, a organização oficial de Gerontologia do Guinness World Records. O diretor da organização, Robert Young, em e-mail de 11/05 garantiu a Taddone que “neste momento, este homem é provavelmente o segundo homem vivo mais velho do mundo, com possibilidade de se tornar o primeiro”.

                                                                
Delio Venturotti , com 112 anos

Entretanto, segundo Taddone, não havia dúvidas que Venturotti “era o italiano vivo mais velho em todo o mundo”. E, dentro de cinco meses, ele seria “o italiano mais longevo de todos os tempos”. Participam da pesquisa também Cilmar Franceschetto, Claudia Altschuller, Isis Laguardia, Jobson Carrafa e Lucas Guimarães.
Delio Venturotti, faleceu por volta das 23h35min da noite de quarta-feira, 01/06/2022. O supercentenário viveu 112 anos, sete meses e sete dias.
Seu sepultamento ocorreu no cemitério Itacorubi, Florianópolis, Santa Catarina.



Comentários