COMO ERA COMERCIALIZADO O LEITE ANTIGAMENTE

Antigamente não havia leite no saquinho, sendo criado em 1968,e muito menos na caixinha, criado em 1972, mas popularizado quase duas décadas depois. Ordenhadas na hora, vacas, e em algumas regiões cabras, circulavam livremente pelas ruas da cidade até a metade do século XX. Os vendedores, usavam cornetas e buzinas para atrair a freguesia, que trazia suas próprias leiteiras e galões. 


Na maioria das regiões o leiteiro tinha a sua rota e seus clientes e deixava lá, conforme previamente negociado, o respectivo número de galões. A mercadoria era normalmente paga semanalmente e bi-semanal quando submetido e renovado o pedido. Ou então, quando o leiteiro entregava o produto.

Depois de recebido, o próximo passo era de o ferver imediatamente, para o leite não talhar. A larga maioria das pessoas não possuía geladeira e o leite tinha que ser fervido e consumido relativamente rápido.


Aos poucos essa pratica foi perdendo força com o aparecimento dos leites de sacolinha e caixinha, e a popularização da geladeira. Nos dias  de hoje,dependendo do local, ainda existem pessoas que comercializam leite de porta em porta,direto da roça,o mais comum na maioria dos casos é a venda de leite em garrafas pet de 2 litros, higienizadas e reaproveitadas.

Comentários