A TRANQUILA NOVA VENÉCIA DOS ANOS 40

Nova Venécia reprodução de Rogério Frigerio Piva com detalhe a vista panorâmica do centro da então vila de Nova Venécia por volta 1941. Em primeiro plano, a porteira que dava acesso às terras do senhor Rodrigues da Cunha, mais conhecido como Lolô Cunha (que depois se tornaram o loteamento beira rio). EM PLENA 2ª GUERRA MUNDIAL A POVOAÇÃO, QUE NA FOTO REPOUSA EM APARENTE TRANQUILIDADE ESPELHADA PELAS ÁGUAS CRISTALINAS DO RIO CRICARÉ E A SOMBRA DA PEDRA DO ELEFANTE (VISTA AO FUNDO), AINDA ERA SERVIDA PELA EFSM - ESTRADA DE FERRO SÃO MATHEUS QUE, EM SUA CONSTRUÇÃO, ATERROU UMA ANTIGA LAGOA DANDO ORIGEM A ATUAL PRAÇA JONES DOS SANTOS NEVES.

NESSA ÉPOCA, PORÉM, ALÉM DE NÃO ESTAR TOTALMENTE ATERRADA A ÁREA DA ANTIGA LAGOA ERA UTILIZADA COMO CAMPO DE FUTEBOL PELOS JOVENS DAQUELE TEMPO. PARECE QUASE IRRECONHECÍVEL, MAS NESTA REGIÃO, QUE TAMBÉM É UM TRECHO ATUAL AV VITÓRIA ENCONTRAMOS HOJE O EDIFÍCIO DA PREFEITURA E A PRAÇA DO IMIGRANTE.

A SINGELEZA DAS RESIDÊNCIAS À BEIRA RIO, COM SUAS ROUPAS ESTENDIDAS NO VARAL DENUNCIAM QUE O QUE HOJE É O “CENTRO” DA CIDADE AINDA RESPIRAVA ARES EXTREMAMENTE RURAIS.

ACERVO: ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (APEES) /



Fonte publicação: Ivan Erler


Comentários