REVISTA NOSSA DE COLATINA 1988 (CAPA E EDITORAL)

 
 
                                                                            EDITORAL

Atendendo a um convite formulado pelo deputado Lézio Satlher, sete profissionais de imprensa, entre jornalistas e radialistas de Colatina estiveram por quatro dias em Brasília, observando os trabalhos da As­sembléia Nacional Constituinte. Viajaram para Brasília Luiz Carlos Maduro, editor da revista “Nossa", José Caldas, sucursal de “A Gazeta" em Colatina, José Carlos Maduro, do jornal “O Colatinense", Ricardo de Almeida e Rose D'Avila, do jornal “Ca­nal Direto", além de Paulo Maciel e Alcenir Coutinho, da Rádio difusora de Colatina. Juntos, na mesma viagem, seguiram o empresário Odilon Nícchio e sua esposa Dona Bia.



                                                                     CONSTITUINTE



Na visita dos jornalistas colatinenses à Brasilia, pôde ser observado de perto os trabalhos dos deputados e senadores constituintes na elaboração da nova Carta Magna brasileira. De certa forma houve uma exagerada burocracia para entrada nas galerias da Câmara Federal, com al­gumas exigências dispensáveis, como não entrar com jornais, papéis, máquinas foto­gráficas, bolsas, etc. No detetor de metais o alarme era acionado pela presença de uma caneta do bolso do visitante, um relógio ou fivela de cinto, mas nada ora che­cado pelos seguranças. A exigência de maior rigor foi determinada pelo presidente da Assembléia Nacional Constituinte, de­putado Ulysses Guimarães, após um atrito acontecido no ano passado entre ocupan­tes das galerias e deputados e senadores constituintes. A exigência de paletó para entrar nas galopas também não faz senti­do, uma vez que os próprios representan­tes da CUT - Central Única dos Trabalha­dores assistiram às sessões com simples camisas de manga curta.
O deputado Lézio Sathler, no final de uma das sessões na qual foi aprovado o voto facultativo para os jovens de 16 anos, recebou grande ovação da Juventude So­cialista, presente aos corredores do Congresso. Recebeu aplausos por ter votado a favor da medida e agradeceu emociona­do. O deputado colatinense compareceu a todas as sessões da Câmara, tanto de manhã quanto de tarde, fazendo, inclusive, um pronunciamento na sessão matinal, re­gistrando a presença dos jornalistas de Colatina que foram conhecer os trabalhos da Assembléia Nacional Constituinte. Dei­xou os jornalistas bem à vontade e apre­sentou grandes personalidades do cenário político nacional.



                                                               TÓPICOS DA VIAGEM



Nos corredoros do Congresso Nacio­nal, assim como nas galerias, circulavam os mais expressivos homens de imprensa, de rádio, jornal o televisão do país. Desta­que para Carlos Nascimento, Álvaro Perei­ra, jornalistas da TV-S e Bandeirantes, en­tre outros. Grande número de fotógrafos e cinegrafistas também podiam ser vistos.



                                                                               • • •



O Gabinete de trabalho do deputado Lézio Sathler fica bem próximo dos gabi­netes dos deputados Francisco Dornelles (PFL-RJ) e Delfim Neto (PDS-SP). A se­cretária do deputado Lézio Sathler é gaú­cha e sou primeiro trabalho em Brasília foi com o senador Carlos Chiarelli (PFL-RS).



O deputado Lézio Sathier referiu-se ao seu colega capixaba, Podro Ceolin (PFL), como “grande companheiro"na Assem­bléia Nacional Constituinte. Ceolin cum­primentou bastante o deputado Lézio Sa­thier no restaurante da Câmara, onde os senadores João Calmon e José Inácio al­moçaram na mesma mesa dos jornalistas colatineses.



O editor da revista “Nossa” aproveitou a presença dos dois senadores capixabas no elevador do prédio dos gabinetes dos deputados para criticar o alto custo de vida do país.



                                                                           • • •

Politicos de renome nacional circula­vam entre os visitantes, como o senador Jorge Börnhausen (PFL-SC), a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), deputado Ro­berto Freire (PCB de PE), deputado Ro­berto Cardoso Alves (PMDB-SP), deputa­do Amaral Neto (PDS), deputado Guilher­me Alif Domingos (PL-SP), senadores Jo­sé Inácio, João Calmon e Gerson Camata (PMDB-ES), e muitos outros.

 
Fonte: Revista Nossa/ Março de 1988

Comentários