1988 CONSIDERADA A MELHOR FESTA QUE COLATINA JÁ TEVE

Relembrando a festa de 1988,cujo a revista nossa da época deu destaque a essa que era considerada umas das melhores festas já registradas.

Em 1988 a população Colatinense se orgulhava de sua festa.
Visivelmente emocionado,o prefeito Tadeu Giuberti foi constantemente assediado pelos colatinenses e visitantes,que agradeceram ao Executivo pelos festejos alusivos ao 67 anos de Aniversário de Emancipação Político-Administrativa da Princesa do Norte.

Em uma das entrevistas concedidas à Imprensa, Tadeu salientou que o importante era ver a população satisfeita com a comemoração: “Sinto-me gratificado em ver que durante as comemorações nenhum incidente foi registrado. 0 povo colatinense é ordeiro, hospitaleiro, educado e sabe receber quem nos visita", disse ele, acrescentando ainda que “a festa de Colatina deste ano(1988) foi uma das mais animadas e concorridas de todos os tempos. E, apesar da cobrança de ingressos, o público veio prestigiar o acontecimento. Na verdade, a cobrança de ingressos foi justamente para que possamos, junto com a Ucis, destinar recursos e benefícios para as comunidades carentes, como a aquisição de ambulâncias, compra de remédios, passagens e documentação para carentes, entre outros benefícios.”
FESTA DE COLATINA EM 1988

A festa de Colatina do ano de 1988, foi realizada em um espaço no qual os colatinenses não estavam acostumados a comparecer. É que, como as obras do complexo situadas dentro do projeto denominado Vale já se encontravam em estado bastante adiantado de construção.
Mesmo tendo oficialmente programado cinco dias de festejos, o 67° Aniversário de Emancipação Político-Administrativa do Município de Colatina acabou tendo seis dias de intensas comemorações, quando foram registrados os maiores índices de presenças no pátio da antiga estação ferroviária. No local,dezenas de barracas, parque de diversões e um animado palco de shows reuniram milhares de visitantes que para Colatina se deslocaram, prestigiando assim mais um aniversário do considerado naquele ano,o maior município do Norte do Estado.

Logo no dia 17, quando os expositores preparavam suas barracas, a maioria para atender visitantes com bebidas e salgados, o público presente era considerado um dos maiores que já compareceram no local. No dia seguinte, oficialmente o início das comemorações, o público compareceu em massa, percorrendo todo o local e participando de várias atrações. Nos dias seguintes, a afluência foi gradativamente aumentando e, calcula-se, mais de 75 mil pessoas compareceram às comemorações.

FESTA DE COLATINA DE 1988/DESTAQUES

Além do público, várias autoridades estiveram em Colatina para assistir os diversos shows musicais, além de incentivar o prefeito Tadeu Giuberti, o anfitrião, que se despediu dos colatinenses, uma vez que esta foi a última festa da sua atual gestão. Comparecerem aos festejos o governador do Estado, Max de Freitas Mauro e vários secretários de seu governo, além de outras autoridades, inclusive o senador Gerson Camata, que em todos os seis anos de festas da atual administração prestigiou o evento, percorrendo a cidade e, principalmente, a Feira Distrital.
FESTA DE COLATINA DE 1988/DESFILE

Já tradicional, o desfile cívico realizado na Avenida Getúlio Vargas mostrou aos colatinenses e visitantes uma atração inesquecível, quando diversas entidades se fizeram representar por alunos de várias escolas, bandas de música e carros alegóricos.

Mais uma vez o público presente foi um dos maiores e vibrou com a realização da festa. No palanque, o prefeito Tadeu Giuberti, a primeira dama Vera Giuberti, o governador Max Mauro e diversos secretários de estado e do município assistiram o acontecimento, sendo constantemente cumprimentados pela população.


FESTA DE COLATINA DE 1988/BAILES

Na área de lazer e diversão, os colatinenses, bem como os visitantes,acabaram sendo premiados com grandes acontecimentos musicais em 1988. Os destaques ficaram para os bailes sociais, embora todos os eventos promovidos pelos diversos clubes tivessem ampla afluência de público.

No Clube SDG o comando ficou por conta do grupo Os Favoritos, que mostrou estar em perfeita forma, agradando os apreciadores de diversos gêneros musicais. No Clube Cruzeiro a festa ficou por conta dos Tremendões do Forró, sempre aplaudidos pelo público ali presente. Na ACD São Silvano, centenas de jovens acabaram premiados pela harmonia do conjunto musical Rancho. A grande pedida ficou por conta do Baile do Clube Campestre, já consagrado por abrigar em suas dependências as elites da sociedade colatinense. Ali, sob o som da Orquestra Tabajara, uma das melhores do País, várias personalidades compareceram e deram um colorido especial à noite de sábado e madrugada de domingo (20 e 21 de agosto de 1988).

FESTA DE COLATINA DE 1988/SHOWS MUSICAIS

Quando o cantor e compositor Sérgio Reis subiu no palco na festa de Colatina de 1988, todo o pátio da festa parou para ver e ouvir o grande intérprete da música sertaneja. O público aplaudiu os sucessos “Menino da Porteira”, “Chico Mineiro” e “Pinga Ni Mim”, além de relembrar com o cantor o seu primeiro sucesso do tempo da Jovem Guarda: “Coração de Papel”.

O show dos Abelhudos atraiu o público infantil, e vale a pena ressaltar que este ano o número de crianças presentes aos dias de festa foi visivelmente superior aos dos anos anteriores. Além dos Abelhudos, a criançada se divertiu muito com os artistas locais, principalmente as interpretações e imitações de Jairzinho e Simony, Gabriela, Patrícia, Trem da Alegria, Xuxa e Mara Maravilha.
Já os jovens se divertiram com euforia ao som das bandas Reggae, Thor e a nacionalmente conhecida Hanói Hanói, que agitaram a galera em suas apresentações. Ainda na área de apresentações musicais, destaques para as apresentações de Karlão, Sérgio Pancieri e Os Favoritos, importantes artistas colatinenses.
FESTA DE COLATINA DE 1988/UCIS

A começar pela tradicional barraca do Bingo, onde centenas de pessoas prestigiaram o espaço, a Ucis de Colatina em 1988 esteve presente com uma barraca onde havia música com a banda Emoções, que se apresentou por três dias. No antigo espaço da estação ferroviária, várias barraquinhas de artesanato brindaram o público e a renda foi totalmente destinada às entidades assistidas pela Ucis local.

FESTA DE COLATINA DE 1988/EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Mais de 800 fotografias foram apresentadas para os visitantes da Feira Distrital,enfocando as obras realizadas pela administração do Governo Tadeu Giuberti. Nas fotos, obras de infra-estrutura em diversos bairros e no interior atestavam o dinamismo da administração municipal daquele ano. Na seqüência, obras da sede do município, reformas e construção de escolas, creches, abertura de estradas, pontes implantadas no interior, hortão comunitário e hortão municipal, entre outras obras levadas às populações dos meios rural e urbano.

FESTA DE COLATINA DE 1988/PARQUE DE DIVERSÕES

Graças ao estreito relacionamento entre a administração municipal e a Hollyday Center, o parque de diversões constituiu-se em outra atração para a população que superlotou os seis dias de festa do 67° Aniversário de Emancipação de Colatina no ano de 1988.
A direção da Hollyday concedeu à Ucis diversos bilhetes para serem entregues às crianças carentes.




Contribuição do acervo de Cláudio Wotkosky

Fonte:Revista Nossa,Setembro/1988



Publicidade link seguro



Publicidade link seguro

Comentários