VISÃO POLÍTICA COLATINENSE DE 1988

VISÃO POLÍTICA COLATINENSE DE 1988/EDITORAL DE LUIZ CARLOS MADURO

O texto a seguir foi publicado na Revista Nossa de setembro/1988

A tônica no momento nacional é a política. E Colatina,por sua vez,vai dar uma demonstração de grande participação cívica e patriótica, elegendo o prefeito e os vereadores do município numa eleição democrática, pela primeira na sua história no contexto do pluripartidarismo. São dez partidos: PMDB, PDC, PFL, PTB, PDT, PT, PSB, PSDB, PSC e PCB.

Pelo PMDB vem o empresário Odilon Nicchio, coligado com outros pequenos partidos: PSB, PSDB, PSC e PCB. Pelo PFL, o médico e deputado estadual Dilo Binda, em coligação com o PL. No PTB, o candidato é o advogado, ex-deputado e ex-prefeito Paulo Stefenoni. Por sua vez, o PT traz para disputar a prefeitura o bancário (da Caixa Econômica Federal) Genivaldo Liêvore. Já o PDT tem o médico Fred Tanure como seu candidato. Por fim, p no PDC vem o fazendeiro e ex-prefeito Syro Tedoldi Neto.
Pintura em um muro no Bairro Carlos Germano Naumann da campanha de 1988

Dos partidos em disputa, atualmente dividem o poder o PMDB e o PFL, sendo que os demais representam a oposição à “Nova República” que até o momento não conseguiu responder aos anseios da população brasileira.

Em se tratando do eleitor, para uns a política se tornou enjoativa, principalmente na época atual, com o malogro do Plano Cruzado. Contudo, com uma visão lógica, democracia se faz com eleições e somente assim podemos eleger os nossos representantes para ocuparem os cargos vitais dos Poderes Públicos, como no caso atual, com as eleições de prefeitos e vereadores dos quase 4 mil municípios brasileiros.

Sergio Meneguelli um dos candidatos a vereador em 1988

Existe um ditado que diz que “a esperança é a última que morre”. E, no atual momento político nacional, o povo já estava perdendo a esperança por dias melhores. Mas ela ressurge exatamente com as eleições deste ano, quando a população vai eleger seus novos representantes, na esperança de mudanças com novos dirigentes e, conseqüentemente, novas idéias de melhora nacional que hão de vir.

Luiz Carlos Maduro

FONTE:Revista Nossa/Setembro de 1988
Contribuição do acervo de Cláudio Wotkosky

Comentários