A ERA DA ACLA EM COLATINA

A ACLA (Academia Colatinense de Letras e Artes) comemorou em Julho de 2000 seu primeiro aniversário. Esta organização não governamental (ong) idealizada por Oscar Gomes Silva Neto (escritor e artista plástico) iniciou -se em 1999 com uma equipe de diversos representantes de variadas artes. Tinha uma acentuada abrangência da pluralidade de formas de expressão. Também mostrava a liberdade sem limite de pensamento, Já que participam diversos autores.
Alguns adeptos mereciam destaque devido a sua persistência em apreciar as artes, como : O escritor José Ribon que gostava de ler e escrever em seus 95 anos na época do primeiro aniversário da academia, o poeta Francisco Hilário que mesmo aposentado ainda trabalhava e encontrava tempo para compor poesias constantemente. Alguns dos mais jovens acadêmicos também estavam ansiosos para ver os seus trabalhos expostos ao público colatinense. Tais como: Roberto Marques (escritor e desenhista), Camilo (compositor), Welber Zaché ( artista plástico), João Guimarães (contista), Doclecir Nunes (escritor) Adriano Merlo ( desenhista), Martinho Raasch Júnior (escritor), lzael (compositor), e demais participantes.
A ACLA buscava na época conseguir recursos para empreender programas de incentivo à cultura. O grupo destes artistas se reunia ordinariamente uma vez por mês na escola Aristides Freire.
O diretor de marketing da ACLA, Hilquias Miranda, chama a atenção dos leitores para que adquiram obras de arte e literaturas (livros e revistas) dos artistas locais.

Abaixo alguns trabalhos da Acadêmia e de membros.






  




Acadêmico Oscar Gomes lançou livro em Botafogo (RJ) em 2001


O escritor e artista plástico colatinense Oscar Gomes, a convite do poeta carioca João Leite e Belmiro Ferreira lançou na biblioteca de Botafogo (RJ); o livro infantil "Dídica Feliz". No evento "Seresta e poesia" estiveram presentes poetas, musicos, artistas plásticos, etc. Durante o lançamento, o compositor Benedito Barbosa (Barbosão), cantou a marcha-rancho "Rio, cartão postal do Brasil" - letra de sua autoria e de lvam Salvador, gravado pelo cantor Agnaldo Timóteo.



Fontes publicação: Informativo Colúmbia News, Ano II , N°2, JAN/FEV de 2001
                                Informativo da ACLA, Ano I, N°2, MAI/ JUN de 2001

Comentários