COLUNA DO MADURO DE NATAL 1987



Ao entrarmos no novo ano, quo surge no horizonte, pedimos ao Criador que ilumine nossas mentes e uma nova luz surja, clareando nossos caminhos nesta dura e árdua luta com a qual nos defrontamos, no dia-a-dia de nosso trabalho de imprensa . 
Como nos demais setores da economia e da cultura nacional, graças a Deus. conseguimos chegar ao fim deste ano em plena atividade. Prova disto é esta edição, feita com sacrifício, na verdade, mas com o intuito de vencer os obstáculos do fantasma da inflação com a força de trabalho e persistência. 
A todos que participaram de nosso trabalho, durante este ano. direta ou indiretamente, aos anunciantes e amigos, um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações. 

 Luiz Carlos Maduro




SPC DE COLATINA  

O SPC - Serviço de Proteção ao Crédito, de Colatina, registrou até o mês de novembro de 1987 um maior número de regativados, comparando com o mesmo período de 1986. Já em relação ao número do consultas que passaram pelo registro do órgão em 1987 houve uma diminuição. Os negativados de 1986 somaram, nos 11 meses pesquisados, 4.703 crediaristas. Até novembro de 1987, os números já chegaram a 6.868. Em 1986, até novembro, foram feitas 124.800 consultas; em 1987, no mesmo período, houve uma grande diminuição, ficando em 104.300 consultas. Somente no mês de novembro de 1986 houve 12.600 consultas; e, em novembro de 1987,foram feitas 9 mil consultas.
Em dezembro de 1986 foram 18.300, com previsão para o mesmo mês, 1987, de 15 mil consultas. 
O SPC é um órgão do Clube dos Diretores Lojistas de Colatina que mantém intercâmbio com todos os SPCs do país, já atuando há 16 anos no município como órgão importante para o comércio em geral e instituições financeiras que o consultam diariamente para saber a situação do clientes interessados em utilizar o crédito. O SPC de Colatina em 1987 era presidido pelo empresário José Antônio Serafini. 
Quanto ao problema daqueles que estão negativados no SPC, apenas uma medida os colocará em condições de voltar a comprar à crédito; pagar seu débito na empresa em que ficou inadimplente. Após feito isso, a própria empresa tratará de comunicar a quitação do débito ao SPC, e o cliente voltará a ter crédito na praça enquanto estiver em dia com essas obrigações. 


ELAS & ELAS 
O SPC de Colatina funcionava em 1987 na rua Pedro Epicin, nº 160, 1º andar, onde só mulheres respondiam pelos trabalhos do órgão, demonstrando uma familiaridade e agilidade no desenvolvimento de suas tarefas. O fone de ouvido era sinal de que estavam atentas a qualquer pedido de consulta do comércio local. 




                                                                     NOTAS 


De bom gosto as decorações da loja Helena artesanatos que estavam um charme no período natalino de 1987.
 
O Dr. Zelber Ferrari esteve contente no anos de 1987 com o sucesso do Festival de Chopp que o Rotary de Colatina, o qual era presidente neste ano, promoveu em prol da campanha "Polio Plus". 
Publicitários de Colatina observaram que a firma que mais divulgou no ano de 1987 foi o grupo Mercadão dos Retalhos. Isto explica o sucesso em vendas que as empresas do grupo tem no município até hoje. 



DST e AIDS  

 O Dr. Joel Ribeiro esteve em São Paulo no período de uma semana, no ano de 1987, num congresso médico patrocinado pelo Ministério da Saúde, aperfeiçoando-se sobre as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e sobre novas técnicas do teste HIV (Aids), na Universidade de São Paulo, onde ampliou seus conhecimentos no controle das DST e Aids.

Parabéns ao então jovem médico, boa aplicação dos novos conhecimentos adquiridos e sucesso em seu laboratório (Dr. Ribeiro) situado no centro de Colatina. 

A Associação Médica do Espírito Santo preencheu Importante lacuna na classe médica do Estado com o lançamento da revista do Médico em 1987. A Iniciativa desta publicação foi da Editora Campestre que teve a frente do sua administração os colatinenses, José Corrêa Maduro o Paulo Roberto Maduro. 
Décio Resende comemorou com coquitel de estilo a passagem do seu 20º aniversário no ano de 1987, com a presença dos amigos e de seus pais Célia e Antônio Rezende.

 
 
 
 
Fonte:Revista Nossa n°31- Edição de Natal -Dezembro 1987 

Comentários