RACHID

 
O saudoso imigrante sírio Jaudat Rachid, que participou da formação da colônia sírio-libanesa de Colatina nasceu em Alepo, no dia 26 de fevereiro de 1907. Sua chegada ao Brasil se deu em sete de junho de 1926 quando aportou no Rio de Janeiro, já então com dezenove anos de idade e muita esperança no país que adotara para a nova vida. No Rio teve uma curta estadia, indo se estabelecer em São Paulo com um comércio de bar.

 Colatina

Jaudat Rachid chegou ao Espírito Santo na década de 30, onde inicialmente teve um comércio de tecidos e confecções em Cachoeiro de Itapemirim. Em 1942, veio para Colatina, pois estavam aqui vários de seus patrícios e foi no ramo comercial que mais uma vez se dedicou, esta feita junto aos sócios Adei Siuffi e Jorge Abud Mardeni, com quem instalou as lojas de tecidos e confecções "Casa Paulista" e "Paulistana".
Mais tarde, já com a idade avançada a por motivo de doença, resolveu encerrar suas atividades, vindo a falecer no dia 3 de novembro de 1982.
Do casamento de Jaudat Rachid com a brasileira Maria Alves nasceram quatro filhos, Ana Maria, José Roberto, Carlos Roberto e Manira Rachid, que até hoje cultuam a imagem do pai, guardando lembranças daquele que foi um chefe de família exemplar, dedicado à esposa e filhos, e um dos muitos integrantes da colônia sírio-libanesa que contribuíram para o progresso do município.

Fonte: Revista Nossa 1989

Comentários