TEMPO DE CIDADANIA EM COLATINA EM 1999

Dilo Binda sempre comunicativo com as crianças.
 O projeto Cidadania nas Comunidades foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Colatina, foi articulado e coordenado pelo Poder Público Municipal. Sua realização cumpriu meta de programa de trabalho do prefeito Dilo Binda, e seu formato inspirou-se no desejo do prefeito de dar atendimento especial aos menos favorecidos. O projeto Cidadania nas Comunidades teve como fundamento principal a oferta de amplo leque de serviços no local de moradia dos cidadãos. Sua função prioritária foi atender às camadas mais carentes da população, quase sempre residentes na periferia. Durante três dias, os moradores de bairros e comunidades do interior receberam à porta de casa um conjunto de serviços públicos (municipais, estaduais e federais), mais serviços ofertados por entidades e empresas privadas engajadas ao projeto. E o prefeito transferiu seu Gabinete para a comunidade, lá permanecendo e atendendo aos moradores durante 15 dias.

O deslocamento de serviços consorciados às comunidades garantiu o acesso de todo cidadão aos direitos fundamentais oferecidos, contribuindo para que todos exerceram a plena cidadania. Entre os serviços municipais oferecidos, participaramm Procon Municipal, Secretaria de Educação, Saúde (agendamento para especialidades, medição de pressão, nebulização, combate à dengue, orientação contra AIDS, tuberculose e hanseníase, atendimento odontológico, prevenção contra o câncer de próstada, consultas com pediatra e clinico geral, além de vacinação de cães e gatos), Obras (operação tapa-buracos e pequenas obras), Limpeza de Galerias, Educação Ambiental, Programação Cultural com a Banda Municipal, Iluminação Pública, Distribuição de Carnes e Orientação sobre IPTU, Distribuição de Mudas de Árvores, Saneamento (Podas, Recolhimento de Sucata, Limpeza Pública e outros), Minicurso de Iniciação à Informática e Eleições de Prefeito, Vice e Vereadores Mirins (nas escolas, sob coordenação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura). O projeto foi dinâmico, sempre podendo receber novos itens, conforme requisição das comunidades.

Participaram do projeto o Fórum Municipal, Ministério Público, a Delegacia Regional do Trabalho (para emissão da Carteira de Trabalho), a Justiça Eleitoral (para Cadastramento Eleitoral e Transferência de Titulo), os Correios (cadastrando para emissão de CPF), o INSS (para casos de aposentadoria e orientação geral a segurados), o SINE (atuando na questão do emprego e do seguro desemprego), o Corpo de Bombeiros (orientando quanto à prevenção de incêndio, em especial no caso de manejo de botija de gás), a UNESC, que prestou Assistência Judiciária, colocando advogados e estagiários gratuitamente a serviço da população, o Centro de Integração Empresa Escola - CIEE, que trabalhou com oferta de estágio; o Cartório Morandi, para expedir Certidão de Nascimento, o Sindicato Rural, cuja atuação foi relevante nas comunidades do interior, orientando na questão de contratos de meeiros e outras modalidades. Em parceria com a Prefeitura, a custo reduzido, a população teve serviço de cabeleireiro e fotógrafo para casos de documentação.

O projeto Cidadania nas Comunidades teve inicio com os salários dos servidores já em dia, com a Administração Municipal quitando os quatro meses de atraso que herdou. Em Colatina foi a vez das comunidades, e tempo de cidadania!









 Fonte: Revista Nossa edição do ano de 1999



Comentários