Dilo Binda sempre comunicativo com as crianças. |
O deslocamento de serviços consorciados às comunidades garantiu o acesso de todo cidadão aos direitos fundamentais oferecidos, contribuindo para que todos exerceram a plena cidadania. Entre os serviços municipais oferecidos, participaramm Procon Municipal, Secretaria de Educação, Saúde (agendamento para especialidades, medição de pressão, nebulização, combate à dengue, orientação contra AIDS, tuberculose e hanseníase, atendimento odontológico, prevenção contra o câncer de próstada, consultas com pediatra e clinico geral, além de vacinação de cães e gatos), Obras (operação tapa-buracos e pequenas obras), Limpeza de Galerias, Educação Ambiental, Programação Cultural com a Banda Municipal, Iluminação Pública, Distribuição de Carnes e Orientação sobre IPTU, Distribuição de Mudas de Árvores, Saneamento (Podas, Recolhimento de Sucata, Limpeza Pública e outros), Minicurso de Iniciação à Informática e Eleições de Prefeito, Vice e Vereadores Mirins (nas escolas, sob coordenação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura). O projeto foi dinâmico, sempre podendo receber novos itens, conforme requisição das comunidades.
Participaram do projeto o Fórum Municipal, Ministério Público, a Delegacia Regional do Trabalho (para emissão da Carteira de Trabalho), a Justiça Eleitoral (para Cadastramento Eleitoral e Transferência de Titulo), os Correios (cadastrando para emissão de CPF), o INSS (para casos de aposentadoria e orientação geral a segurados), o SINE (atuando na questão do emprego e do seguro desemprego), o Corpo de Bombeiros (orientando quanto à prevenção de incêndio, em especial no caso de manejo de botija de gás), a UNESC, que prestou Assistência Judiciária, colocando advogados e estagiários gratuitamente a serviço da população, o Centro de Integração Empresa Escola - CIEE, que trabalhou com oferta de estágio; o Cartório Morandi, para expedir Certidão de Nascimento, o Sindicato Rural, cuja atuação foi relevante nas comunidades do interior, orientando na questão de contratos de meeiros e outras modalidades. Em parceria com a Prefeitura, a custo reduzido, a população teve serviço de cabeleireiro e fotógrafo para casos de documentação.
O projeto Cidadania nas Comunidades teve inicio com os salários dos servidores já em dia, com a Administração Municipal quitando os quatro meses de atraso que herdou. Em Colatina foi a vez das comunidades, e tempo de cidadania!
Comentários
Postar um comentário