DEDETIZAÇÃO: UMA PROFISSÃO ANÔNIMA


Jair do Nascimento é dedetizador há 17 anos em Colatina, local em que mais trabalhou, desenvolvendo essa atividade tão importante para a preservação do bem estar da sociedade. Não sente dificuldades na profissão porque - segundo disse - faz o que gosta e, por sinal, com muita eficiência. Prova disso é que já foi por diversas vezes elogiado e chamado frequentemente por famílias da cidade para dedetizar residências e outros locais. Jair revelou que já chegou até a encontrar escorpiões no seu trabalho de dedetização, e conta que foi convidado, certa ocasião, para dedetizar uma residência em Baixo Guandu, onde uma pessoa morreu, vitima de uma picada deste animal. Jair elogiou os serviços da Sucam (contra a Malária), que contribui sobremaneira para a diminuição de insetos no país, mas fez questão de acentuar que o órgão do Governo faz um trabalho obrigatório, enquanto que a sua dedetização tem caráter particular. 
O dedetizador Jair do Nascimento é um dos responsáveis pela higienização de muitas residências em Colatina, onde dedetiza - com aplicação de inseticidas - bueiros, lojas do comércio em geral, bares, restaurantes, hospitais, hotéis e cinemas. Com o trabalho que realiza, Jair consegue manter, nos locais onde atua, uma boa conservação higiênica com a aplicação do "Stockade", inseticida que elimina moscas, brocas, cupins, piolhos, pulgas, baratas, pernilongos, escorpiões, entre outros. E importante destapar aqui que, entre as tantas profissões que existem, uma das menos comentadas e divulgadas é a do dedetizador, esse anônimo trabalhador que é imprescindível no meio social, no que tange ao contexto sanitário de uma região. 
Como um dos primeiros dedetizadores da cidade de Colatina, Jair do Nascimento tem muitos clientes, acrescentando que já atuou também, na mesma profissão, no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Em Colatina, ele é orientado na aplicação do inseticida pelo médico-veterinário Jalmir Coelho. A dedetização pode custar de Cz$ 500 a Cz$ 8 mil, dependendo do tamanho da casa ou estabelecimento e das condições de aplicação. Os pontos de referência para contratação do serviço são: Lojas Bantanai e Eletrolar . 

Reportagem da Revista Nossa de Março de 1988

Comentários