A HISTÓRIA DO ANTIGO FÓRUM DE COLATINA

 

O antigo prédio do Fórum de Colatina foi instalado na Avenida Getúlio Vargas,onde ocupou,durante 26 anos,o 2° pavimento de um prédio de dois andares,sendo que no 1° andar já funcionava,no mesmo lugar onde hoje se encontra,a agência do SINE. A inauguração do antigo fórum, que recebeu o nome de “Fórum João Cláudio”,se deu em 15 de dezembro de 1956, no Governo do Dr. Francisco Lacerda de Aguiar. O ato inaugural contou com a presença do citado governador, além do então Juiz de Direito da Comarca, Dr. Crystalino de Abreu e Castro, do prefeito na época,Dr. Raul Giuberti, dos desembargadores, Dr. Danton Bastos - presidente do Tribunal de Justiça do Estado, José Cupertino de Castro Filho,ex-Juiz de Direito de Colatina, e Xenócrates Calmon de Aguiar,então desembargador na Guanabara, ex-chefe político em Colatina.
Em 1972 teve início a construção do prédio para a instalação do fórum,no Bairro Esplanada. Na época, o prefeito municipal era o Sr. Syro Tedoldi Neto, que através de um convênio com a Secretaria do Interior e Assuntos de Justiça, principiou as obras na Avenida Ângelo Giuberti, onde se encontra hoje instalado a sede da prefeitura municipal. O prédio só foi inaugurado, no entanto, em 22 de setembro de 1982, com o corte da fita simbólica pelas autoridades.

                                                                                        


                                                                PRÉDIO RECENTE

No da 8 de março de 1983, durante a inauguração das 4ª e 5ª Varas, passou também a funcionar no novo prédio a Galeria de Retratos de Juízes de Direito que judiciaram na comarca. O Juiz de Direito e diretor do fórum externou, na ocasião, sua alegria peia instalação das duas varas e da galeria de retratos. Fez também menção ao saudoso Dr. Mário Nunes, dizendo que em breve sua foto estaria presente naquela galeria. 

                                                                           


                           ANTIGOS FUNCIONÁRIOS DO ANTIGO FÓRUM EM COLATINA
De acordo com uma agenda antiga,de cor azul,que se encontrava sob a responsabilidade do sr. Marco Antônio Meneghelli, há o registro de 291 funcionários que passaram pela entidade judiciária desde a sua fundação até o ano de 1989.
Entre esses,está um de dona Dilza Woelffel Nawmann, que era muito conhecida principalmente por ser a funcionária mais antiga. Dona Dilza se aposentou em julho de 1989 aos 64 anos de idade após ter trabalhado 32 anos no cartório da Comarca. Ela veio para Colatina em 1956 juntamente com seu esposo o saudoso Germano Naumann,quando proprietários de um cartório. Neste mesmo ano ingressou como escrevente auxiliar e,após sucessivos estágios,assumiu o cargo de contadora no fórum no da 18 de outubro de 1972. Mesmo depois de aposentada ela continuou exercendo a mesma atividade no fórum ocupando as mesmas funções anteriores,permanecendo com a funcionária mais antiga da justiça.
O Fórum João Cláudio ocupava dois pavimentos,sendo que no 1° andar estavam o Cartório Eleitoral,Cartório Criminal,Cartório do 2° Ofício, Cartório do 3° Ofício, Cartório de Contadoria, Sala dos Advogados, Sala dos Comissários e Cantina. No 2° andar se encontravam a Sala do Júri, Sala do Juiz da 4ª Vara Criminal,Gabinete do Juiz da 1ª Vara Cível, Gabinete do Juiz da 2ª Vara Cível,Gabinete do Juiz da 3ª Vara Cível,Gabinete do Juiz da 5ª Vara Cível, Sala dos Promotores e Sala dos Oficiais da Justiça.



FONTE: Revista Nossa especial nossa história,outubro/1989

Contribuição do acervo de Cláudio Wotkosky


Comentários