FATOS HISTÓRICOS DE COLATINA

Capa da Revista Nossa histórica de outubro/1989. Que trouxe em destaque em suas páginas um pouco da história de Colatina.
Na publicação um apanhado dos fatos mais importantes de 1501 até 1985.Confira.


                                  

1501/Dezembro-Tem-se notícia que o Rio Doce,e conseqüentemente,as terras colatinenses,teriam sido descobertas quando da exploração da costa brasileira pelos portugueses. O Rio Doce teria sido descoberto pela expedição comandada por André Gonçalves em 13 de dezembro,recebendo o nome de Barra ou Rio de Santa Luzia,por ser o dia dedicado a esta Santa.

1572 — O Rio Doce começou a ser utilizado para penetração ao interior,por Sebastião Fernandes Tourinho,que deparou com água doce a 6 milhas do mar,o que determinou a mudança do nome de Santa Luzia para Doce,que aventurou-se pelo rio descobrindo locais e fundando localidades.

1574 - Antônio Dias Adorno avançou mais,a fim de caçar índios e obteve riquezas minerais.

1798 - Foi criado um posto militar e fiscal,e um presidio de nome Contins.

1800 - Tomava posse o novo governador da Capitania, Dr.Antonio Pires da Silvai Pontes,que iniciou a abertura de uma estrada,apôs ter notícia das descobertas de minas auríferas(ouro) na região.
“Contins foi arrasado pelos botocudos. Manoel Vieira de Albuquerque, Tovar, o então o Governador o reconstituiu com o nome de Linhares,em homenagem ao ilustre Conde de Linhares,entusiasta do Vale do Rio Doce. Surge a primeira propriedade agrícola.

1827 - Foi concedida a Linhares uma extensa área de terras para criação de um patrimônio. Começava,então,definitivamente,a colonização,o ciclo da produção agrícola e a chegada dos primeiros habitantes forasteiros.

02 de abril/1833 - Linhares foi elevada à categoria de Vila,e Colatina a tinha abrangida em sua área.

1857 - Nicolau Rodrigues dos Santos França Leite demarcou uma área dividindo sua extensão em lotes. Essa colônia,chamou-se Fransilvânia o que se julga ter sido a origem do bairro São Silvano.
O povoamento de Colatina foi efetivado a partir do último decênio do século XIX.

1888 - Chegam no vapor “Adria* os primeiros colonizadores italianos. Colatina surgiu de um barracão em Colatina Velha,chamada Barracão de Santa Maria.
Outros núcleos de povoamento foram surgindo com o trabalho dos imigrantes alemães,suíços,poloneses e italianos.

1892 - Início da construção das primeiras casas de Colatina,uma delas,próxima ao Colégio Conde de Linhares,onde existia a propriedade dos Dalapícola e onde se estabeleceu o comerciante Napoleão Bonaparte.

20 de dezembro/1906 - Inaugura-se a 1ª Estação Ferroviária em Colatina.

1907 - Chegam os trilhos da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
Alexandre Calmon lidera um movimento e consegue trazer para a Vila de Colatina a Sede da Comarca do município e pela Lei 488 de 22 de-novembro de 1907,a Vila de Colatina é oficialmente institucionalizada como a sede do município de Linhares.

1916 - Colatina torna-se capital do Estado.

29 de junho/1916 - Extingue-se a capital do Estado em Colatina através da rebelião denominada Revolta Xandoca, liderada por Xenócrates Calmon.

30 de Dezembro/1921 - Colatina é elevada a município,através da Lei n° 1.307,com o território que pertencia a Linhares,São Gabriel da Palha,Panças e Baixo Guandu.

1926 - Início da construção da Ponte Florentino Ávidos sobre o Rio Doce,com mil metros,e teve sua inauguração realizada no ano de 1928. Hoje,com 800 m,por terem sido retiradas duas de suas longarinas de aço do lado do centro da cidade. Tecnologia de construção alemã e inglesa.

1935 - Colatina perde a área de Mascarenhas e Baixo Guandu na administração municipal de Justiniano Mello e Silva.

1945 - Através da Lei n° 15.177, desligam-se os distritos de Linhares e Regência.

1963 - Desligam-se, pela Lei n° 1.837, os distritos de Pancas e São Gabriel.

1967 - Pela Lei n° 1.930 de 12 de dezembro,é criada a Ademc - Administração dos Estádios Municipais de Colatina, pelo então prefeito,Moacyr Martins Brotas.

1979 - Fevereiro - Colatina vive momentos dramáticos com a ocorrência da grande cheia do Rio Doce e Rio Santa Maria.

1980 - Emancipa-se o distrito de Marilândia,após movimento feito pela própria comunidade. Lei n° 3.345 de 14/05/80.

1985
- Erradicação da favela da Rua da Lama na administração do prefeito Antonio Tardin Thadeu Giuberti,Projeto de erradicação realizado por Luiz Carlos Maduro em 1980.

fonte:Revista Nossa/outubro de 1989
Contribuição do acervo de Cláudio Wotkosky







Comentários