LOURENÇO BOSI: UM IMPORTANTE FARMACÊUTICO DO PASSADO


Há mais de 60 anos no ramo,Lourenço Bosi é o farmacêutico mais antigo de Colatina que ainda mantém as práticas de outrora.
Logo nas primeiras horas da manhã,esse experiente farmacêutico prático começa a atender uma variada clientela,desde produtores rurais às populações da periferia urbana,e até às pessoas mais esclarecidas da cidade que depositam nele inteira confiança devido à sua larga experiência na atividade que abraçou.

“No passado a medicina não era tão avançada,mas a minha farmácia possuía remédios da época que atendiam a diversas enfermidades", comentou Lourenço em uma reportagem da revista Nossa de outubro de 1989,citando a titulo de curiosidade os remédios para tratamento de vermes,como Pão Vermina,Tiro Seguro,Vermicida Brasil, Vermóides, Ankilostomina e Pílulas Vitalizantes; para anemia,a Pílula Brasil; para tratamento intestinal,o Purgante Aguardente Alemã; e como antibiótico anti-infecção,os únicos eram o Clorafenicol e Sulfadiazina. Prixal era o remédio principal para fricção em dores musculares e reumáticas. A Homeopatia em geral era muito usada no passado só que como remédio paliativo contra dores,febres,gripes,produzido pelos laboratórios Coelho Barbosa e Simões. Citando ainda outros remédios tradicionais no ramo farmacêutico, Lourenço Bosi enumera os seguintes: Phimatosan, Emulsão Scott, Aspirina, Melhoral, Biotônico Fontoura, Elixir Paregórico,Pomada Minâncora e Elixir de Inhame.

Em sua incansável batalha em prol da saúde do povo colatinense,isto já há mais de 60 anos,hoje,mesmo aposentado,continua atendendo com a mesma cordialidade do passado as frequentes filas que se formam diariamente em sua farmácia,dando a cada um a esperança da cura e um tratamento igualitário.

seus filhos também seguem o ramo do pai,atendendo cordialmente clientes de variadas idades.

FONTE:Revista Nossa outubro/1989
Contribuição do acervo de Cláudio Wotkosky

Comentários