PESQUISA DE 2012 REVELAVA QUE AFLUENTES DA BACIA DO RIO DOCE JÁ ESTAVAM CONTAMINADOS


O diagnostico dos pesquisadores comprovam que a falta de respeito dos gestores públicos são os principais responsáveis por este desastre ecológico.Em conseqüência da mineração sem controle o rio Piracicaba, afluente da baia do Rio Doce esta contaminado pela alta contaminação de metais pesados como arsênio e mercúrio que decorre da falta de tratamento de esgoto industrial e domiciliar e o desleixo das autoridades com relação aos aterros sanitários são os causadores de toda esta destruição ecológica. Outra poluição vem das baterias de telefones celulares sem esquecer as lâmpadas fluorescentes.



Após analise feito em peixe conhecido como acará pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear do Conselho de Energia Nuclear (CDTN/Cnen), foi encontrado no organismo concentração de mercúrio acima do tolerável pela agencia Nacional de Vigilância Sanitária, provando que os detritos despejados nos afluentes do Rio Doce têm poluído o rio mineiro. Segundo estudos técnicos o contato de grande concentração do mercúrio provoca lesões celebrais ao ser humano.

Há registros de pessoas contaminadas pelo mercúrio e arsênico nestas regiões dos afluentes do Rio Doce que após terem contatos com a água ou consumirem peixes e comum passarem maus devido o contato direto. Sendo metais quimicamente reativos e biocumuláveis, por sua vez o organismo humano não é capaz de eliminar; Com relação ao contato com o metal pesado arsênico o risco é em relação ao câncer de pele.

Arsênico, cádmio, chumbo e mercúrio são prejudiciais ao organismo humano e assim pode causar graves doenças.

FONTE DA REPORTAGEM:http://noticiasinline.com/

Comentários