JUSTIÇA EM COLATINA DATA DE 1907

A comarca de Colatina foi criada em 1907 pela Lei 488,de 22 de novembro, ocasião em que, por iniciativa de Alexandre Calmon,a Corte de Justiça Eleitoral transferiu a sede a Comarca de Linhares para a vila de Colatina,passando a se localizar onde hoje está o bairro de Colatina Velha.
Anteriormente,a justiça era dirigida totalmente pela Comarca de Linhares e todo o norte capixaba pertencia a este município.
Nesta época, Linhares sofre o grande golpe ao ser transformado de sede municipal para vila e o nascente território de Colatina elevado a sede municipal de toda a área antes pertencente aos linharenses.
Inicialmente a justiça funcionou em Colatina Velha numa das dependências do antigo casarão da Prefeitura Municipal que existia na região. Depois passou para o prédio onde se encontra atualmente a Câmara municipal e por longa data funcionou ainda na avenida Getúlio Vargas, sobrado antigo onde atualmente funciona o Sine.
A transferência da Comarca de Linhares para Colatina implicou na remoção tanto das autoridades judiciárias como também do fórum. Na época, faziam parte da Justiça o juiz de direito Francisco Paula Mendes Wanderley e o escrivão Oséas Rangel de Amorim.
Na foto em destaque, Fórum de Colatina em 1988. Hoje neste mesmo prédio está instalada a atual sede da prefeitura municipal de Colatina.

FONTE: Revista Nossa especial nossa história,outubro/1989

Contribuição do acervo de Cláudio Wotkosky

Comentários