UM EDITORAL DE 1989, BEM ATUAL



Será que o mundo mudou nesses mais de 30 anos?
Leiam com atenção o editoral escrito por Luiz Carlos Maduro, editor e responsável pela Revista Nossa.
Ele escreveu este editoral para a Revista Nossa especial sobre Nossa História em outubro de 1989.
Maduro é dos talentos natos Colatinense,que deixou nosso país a procura de melhoria, encontrando, e nunca mais voltando. Quem sabe em um futuro próximo, nosso país, nossa cidade, volte a "valorizar" e deixar de perder pessoas importantes, queridas, que se tornam ausentes.


O EDITORAL 1989

"No nosso cotidiano,é muito comum quando estamos em grupo,discutirmos sobre a crise pela qual passamos:inflação,instabilidade econômica,desemprego e,ainda,Aids, câncer e até mesmo sobre o desgoverno da Nação e a desesperança de dias melhores. São raras as vezes que nos dispomos a pensar sobre a nossa origem,de onde viemos,enfim,de nossas raízes.

Às vezes,quando lemos alguma coisa sobre história,é quando nos despertamos para o passado e,geralmente,nossa primeira lembrança são os nossos avôs,quando,de repente,notamos que sequer sabemos seus nomes completos.

Ao iniciar esta edição(REVISTA NOSSA-OUTUBRO 1989), a primeira preocupação foi no sentido de resgatar nossa história,buscando fatos que levem o leitor a uma viagem no longínquo passado da formação do povo colatinense,nos primórdios dos tempos,quando aqui pisaram os primeiros desbravadores que enfrentaram índios,diversas doenças e dificuldades de habitação,uma vez que a região era inóspita e de difícil penetração e colonização.

A Revista Nossa, ao longo dos anos,vem se dedicando a pesquisas e publicações sobre a história de Colatina. Nos anos anteriores,lançamos nada menos do que oito publicações,sendo as principais:
a "História de Baunilha e Boapaba";
"História Viva dos Distritos de Colatina";
"Colonização do Norte do Rio Doce";
"História dos Bairros Antigos da Cidade",que foi publicada no ano passado(1988) e esta, intitulada -NOSSA HISTÓRIA-.

De vez em quando, algum leitor da Revista Nossa me aborda na cidade ou,então,num bate-papo informal,me interroga se sou historiador de Colatina. Fico logo envaidecido e, ao mesmo tempo, constrangido,porque nossa missão não é ter títulos e,sim, apresentar algo de útil à comunidade em nossas publicações,uma vez que a missão da imprensa é, antes de tudo, ser útil,zelando sempre pela veracidade das notícias e informando bem a população.

Agora,se me perguntarem se gosto de história,logicamente que a resposta é afirmativa. Ainda vou além:"um povo sem história é um povo sem identidade".

É comum,na nossa missão jornalística,quando nos propomos a editar a uma publicação histórica,nos depararmos com um problema primordial para o bom desempenho dos trabalhos:falta de fontes de pesquisa oficiais. Isto foi o que nos levou a um interesse maior pela causa,porque ao longo dos anos observamos que a cada "Edição Especial" anual,encontramos fatos novos e de grande valia para serem registrados de forma tal a trazer à tona valores dos antepassados e o importante desempenho dos colonizadores na conquista e progresso da Princesa do Norte.

Às vezes costumo dizer que as publicações que a Revista Nossa vem fazendo,têm como objetivo principal a juventude e também as futuras gerações, para que amanhã vejam que atrás de si houve muita luta para chegarmos a tal grau de evolução e,porque não dizer,que nosso progresso se deve aos bravos imigrantes italianos, alemães, poloneses, sírios, libaneses e tantos outros povos que com lágrimas, suor e sangue lutaram para um amanhã melhor que hoje desfrutamos."

Luiz Carlos Maduro

EDITORAL REVISTA NOSSA OUTUBRO 1989
Contribuição do Acervo de Cláudio Wotkosky

Comentários