PROJETO 2014: TURISMO PARA O NOVO CRISTO


De braços abertos, o Cristo Redentor de Colatina vigia a cidade que se recuperava na época da maior enchente da história,que aconteceu em dezembro de 2013. Mas em 2014 a proposta era seguir os passos do Rio de Janeiro para atrair turistas com a restauração do monumento e toda estrutura em sua volta,incluindo a possibilidade da instalação de um teleférico. Fechado pelo Corpo de Bombeiros por falhas na segurança há quase dois anos,a recuperação do Cristo Redentor,erguido em 1974,incluiria pintura,melhorias da praça e dos acessos,escadaria panorâmica pelo bairro Santa Cecília,além da possibilidade de instalação de um teleférico,explica o presidente da Associação para o Desenvolvimento Empresarial de Colatina (Assedie),Ricardo Marin.

“Com a parceria entre a Assedic e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Colatina,o Cristo Redentor será novamente o cartão-postal colatinense. Já fizemos a nova iluminação. Agora preparamos um projeto de revitalização do espaço", disse Marin ao anunciar o acordo que permite a iniciativa privada de investir na criação de pontos turísticos na região.

“A ideia é fazer uma praça de alimentação,lojas de conveniência,uma sede administrativa,capela e no pé da estátua, montar o Museu do Cristo Redentor e a instalação de novos banheiros",disse.

                                         


A área verde pertencente ao monumento será preservada e ganhará melhorias através da parceria com o Serviço Colatinense de Saneamento Ambiental (Sanear) e empresas de jardinagem e paisagismo.

A proibição das visitas e a inexistência de infraestrutura no entorno do Cristo Redentor deixa inconformada a dona de casa Márcia Corrêa dos Santos.
“Nem água de torneira para beber o turista tem aqui. Vem gente de fora e não pode subir porque o portão está fechado. A situação é de abandono. Ouvi comentários de que vão reformar. Só acredito vendo depois de pronto",disse.

Ela sugere a construção de um parquinho para as crianças. O presidente da Assedic disse que entre as obras para modernizar e deixar o Cristo novinho em folha,está prevista a troca dos corrimãos e parapeitos exigidos pelo Corpo de Bombeiros.

“Será um dos primeiros itens a serem refeitos, para que as visitas sejam liberadas até o final do primeiro trimestre de 2014".

Fonte:Reportagem Jornal A TRIBUNA com matéria de Nilo Tardin.

Comentários