NA ÉPOCA DO FAR WEST EM COLATINA

 ANOS 50, é considerada uma época de transição entre o período de guerras da primeira metade do Século XX e o período das revoluções comportamentais e tecnológicas da segunda metade. Nesta época teve início a chegada da televisão em Portugal e no Brasil. Esta época também foi considerada a "idade de ouro" do cinema.  Neste período o Brasil era governado por Juscelino Kubitschek, que mantinha o plano desenvolvimentista deixado pelo antigo presidente Getúlio Vargas. JK fez importantes obras e mudanças, entre outras ações que faziam parte do seu plano de governo chamado de “50 anos em 5”. Destaca-se a construção em 41 meses da cidade de Brasília, em 1956. Na moda, o Brasil também foi influenciado pela classe do estilo dos anos 50 e pelo rock n’roll, mas de uma forma adaptada ao clima tropical. Houve também o boom do rádio, com programas musicais e radionovelas, e a criação da Bossa Nova por João Gilberto. O gênero fez sucesso nas vozes de Gilberto, Vinícius de Moraes, Miúcha, Tom Jobim, Caetano Veloso, entre outros. Mas naqueles tempos, uma das coisas que mais chamava a atenção da juventude, eram os faroestes conhecidos também como Far West.

                                   
Os filmes de faroeste – ou western, em inglês – tiveram seu auge nas décadas de 1950 e 1960. À época, a representação do Velho Oeste era sucesso de bilheteria, ainda mais se tivesse nomes como John Wayne e Clint Eastwood no elenco. O fascínio era tamanho, que naquela época, os jovens se fantasiavam como os heróis e bandidos daquelas produções maravilhosas.

 
Meu pai comentava, que eles iam interpretar suas foto filmes, aonde hoje se localiza os Bairros Aparecida e Santo Antônio. Naquela época ainda em mata pura. Sua aventura interpretativa mais famosa foi, "A PROCURA DO TESOURO PERDIDO DE 1954."
 
A história girava em torno de dois aventureiros, que foram sequestrados pelos índios e depois foram resgatados por dois caçadores de recompensas, que queriam a cabeça dos sequestrados. Que aperto duplo esses aventureiros não passaram. Após muita luta, durante a quase morte de uns dos índios, o mesmo revela um tesouro perdido de seus ancestrais. Mas isso não passa de um despiste, para que o índio, na distração dos pistoleiros, fuja de seu carcere.
Era muita ação e aventura, nos antigos morros ainda não desbravados de Colatina/ES.
José Marques com jeito de Cowboy em 1954. Um dos atores do Filme de faroeste Colatinense perdido,o "A PROCURA DO TESOURO PERDIDO"de 1954.


Fonte da História/Estória e fotos: José Marques Filho (vulgo Ben-ti-vi )
José Marques Filho nasceu em 07/01/1935 e faleceu em 07/05/2004 
Um apaixonado por aventura.




Comentários