TIME DO COLATINA VENCEU SELEÇÃO OLÍMPICA DO BRASIL EM 1984

A revista Nossa de julho de 1984 trouxe com exclusividade o jogo entre o time do Colatina e a seleção olímpica Brasileira.


COLATINA VENCE SELEÇÃO OLÍMPICA COM GOL DE PÊNALTI

Com um gol de pênalti,marcado por Antônio José,aos 11 minutos do primeiro tempo,o Colatina derrotou,ontem à noite,no Estádio Justiniano de Melo e Silva,a seleção olímpica brasileira que disputará os Jogos de Los Angeles.O jogo foi bastante movimentado e,mesmo demonstrando superioridade técnica em campo,a seleção acabou surpreendida pelo Colatina,que atuou bastante recuado,fez seu gol e soube segurar o resultado.A renda somou Cr$ 4.769.000,00 — para um público pagante de 1.654 pessoas.
Ao final do jogo,o técnico da seleção,Jair Picerne,reconheceu que o time está ruim,errando muito nos lançamentos e se movimentando mal dentro de campo. Ele explicou:"Estamos ainda em fase de preparação e um resultado como esse não vai abalar a equipe,que vai a Los Angeles em busca da medalha de ouro”.
O Colatina venceu com Ronaldo,Jorge Luís,Geraldo,Sidney e Humberto (Josué),Marco Antônio,Kinkas (Emílio) e Marcelo (Dário); Flexa,Antônio José e Marcos Lima. A seleção olímpica formou com Gilmar;Ronaldo,Pinga,Mauro Galvão e André Luiz;Ademir,Dunga(Davi) e Gilmar;Paulo Santos(Milton Cruz),Kita(Chicão) e Silvinho.
O trio de arbitragem,com boa atuação, esteve formado com Carlos Alberto Valente (juiz),Ubirajara Magalhães(bandeira vermelha) e Paulo César Gomes (bandeira amarela).
                             
PRIMEIRO TEMPO
A seleção começou bem melhor a partida, "dominando as ações no meio-campo e obrigando o adversário a recuar em seu campo. Quando o time aparecia estar mais perto do gol,acabou acontecendo a abertura do marcador,mas para o Colatina. Flexa lançou Antônio José,que foi derrubado na entrada da pequena área por Ronaldo. O mesmo Antônio José bateu forte,rasteiro,no canto direito de Gilmar,sem chance de defesa.
Na frente do marcador,o time da casa equilibrou as ações e começou a se desinibir,partindo para cima da seleção com mais confiança. Mas a primeira chance,depois do gol,coube ao time olímpico.Marco Antônio fez falta em Mauro Galvão e Dunga bateu forte,obrigando o goleiro Ronaldo a fazer ótima intervenção. Aos 27 minutos,depois de nova cobrança de falta,Mauro Galvão desperdiçou chutando para fora,da entrada da área.Aos 30 minutos,a seleção reclamou de um pênalti em cima do ponteiro silvinho,que foi derrubado quando penetrava pela esquerda.Mas o juiz mandou seguir. Três minutos depois,Gilmar em cobrança de falta,chutou forte e obrigou Ronaldo a fazer ótima defesa.
A última chance do primeiro tempo coube ao Colatina,quando Flexa penetrou bem pela direita,chutou forte e obrigou Gilmar,a ótima defesa. No rebote,quando Antônio José ia marcar,apareceu bem Pinga para colocar para escanteio.
SEGUNDO TEMPO

Na etapa complementar,o Colatina voltou ainda mais recuado,só partindo para frente nos contra-ataques. A seleção aproveitou- se disso e perdeu logo duas oportunidades:aos 2 minutos,Silvinho cruzou para Dunga desperdiçar de cabeça;e dois minutos depois,novamente Dunga chutou da entrada da grande área,colocando a bola por cima do travessão.
Sentindo o adversário recuado,o time olímpico subia constantemente e,aos 15 minutos,Kita quase marca,aparecendo Kinkas para salvar na entrada da pequena área. Mesmo superior em campo,a seleção errava muitos passes,especialmente nos lançamentos,e o Colatina aproveitava para segurar o resultado,fechando-se muito na defesa e no meio-campo. O time da casa ainda teve boa chance aos 26 minutos com Gilmar defendendo bem um chute forte de Flexa.
Capa da Revista Nossa aonde se encontra a matéria.


Texto de Eleutério Schneider
Fotos de Luiz Carlos Maduro

Fonte:Revista Nossa de Julho/1984



Comentários

Postar um comentário