Quem se lembra do Caboclo d'água popularmente conhecido na região do Vale do rio doce como Caboclim d'água? Um ser mítico,defensor dos rios, que assombra os pescadores e navegantes, chegando mesmo a virar e afundar embarcações. Os mais antigos comentavam histórias fabulosas sobre esses seres que viravam barcos de pescadores no ainda cheio Rio Doce. Até mesmo casos no rio pancas,como relatado pelo antigo morador do bairro São Silvano,senhor Henrique Neves que comentou ter se deparado com uma dessas criaturas próximo a cachoeira do oito a muitos anos atrás. Realidade ou história de pescador? Uma coisa é certa, precisamos mesmo de um defensor para nosso rio doce. Mesmo que se seja um legítimo Caboclo d,água.
Em memória de Henrique Neves. Natural de Governador Lindenberg vindo a morar em Colatina na década de 40. Gostava de contar histórias e relembrar fatos. Seu carisma será sempre lembrado por aquele que de algum modo tiveram convívio com o mesmo.
Vi dentro da loja do meu pai na rua da Independência um Senhor de nome Pedro Ponche contando historias fantásticas a respeito do caboclo d'água. Inclusive uma em que ele alegava ter cortado o braço de um deles nas proximidades de Maria Ortiz quando o caboclo tentou virar sua canoa.
ResponderExcluirMeu tio botava medo em nós, dizendo que o caboclo d'agua estava segurando o anzol da vara de pesca,só para não entrarmos no rio, ficavam todos com medo. Tínhamos pouco mais de oito anos.
ResponderExcluir