SEBRAE PROMOVEU FEIRA DE NEGÓCIOS EM COLATINA EM 1994

              Na página 16 da Revista Nossa de outubro de 1994.Trouxe em destaque a 7ª FENEP.

Um grande evento comercial e industrial de Colatina, acontecido de 05 a 09 de outubro na Praça do Sol Poente, foi a VII Feira de Negócios da Pequena Empresa (Fenep), com espaço para 40 empresas expositoras. A feira teve caráter comercial e de divulgação, constituindo-se em oportunidade para as empresas apresentarem seus produtos ao público e fechar bons negócios.

                                                                             Abertura
Na abertura da Fenep, estiveram presentes várias autoridades do setor da indústria e comércio. Foram registradas pela Revista NOSSA as presenças de Egídio Malanquini (superintendente do Sebrae), Vânia Maria Almeida do Sebrae (representante do setor de feiras e eventos), Wanildo José Janes (analista empresarial representante do Bandes), Antônio Carlos Valdetaro (gerente de Capacitação Gerencial do Sebrae), Marcos Guerra (presidente do Sinvesco), Domingos Riva (representante do CDL), o prefeito Tadeu Giuberti e o presidente da Câmara Municipal de Colatina, Luiz Antonio Murad.Além dos discursos de praxe, na abertura da Fenep, foram apresentadas também danças programadas especialmente para a ocasião, coreografadas por alunas das academias Corporação e Performance, além de números de capoeira. Estiveram participando da Fenep cerca de 40 empresas, todas instaladas em seus estandes, sob a orientação do Sebrae-ES, que também montou um escritório central para dar todo o apoio necessário aos expositores. As empresas participantes foram: Ariex (artigos de praia com destaque para mesas e cadeiras especiais em lançamento), Associação dos Artesãos de Guarapari (artesanato e confecções), Modenesi (artes e quadros em óleo sobre tela de Ana Modenesi ), Kendra Cosméticos (produtos de beleza), Style Marie confecções (confecções e chapéus australianos), Exata Informatica (computadores e similares), Cricabom (doces e balas), Rumo Norte (Confecções em malha), Imafar Pharmacon (Produtos dietéticos), Laboratório Exame (exames laboratoriais e analises clinicas), O Boticário (cosméticos), Agressiva (etiqueta da fabrica de confecções Mocinha), Suporte Informática (computadores e impressoras), Associação Capixaba de Artesãos (completa linha de curiosidades em artesanato, renda, bijuterias, bonecas e jogos de banho). AMS representações (Produtos variados de supermercados), Livraria Brasil (livros variados e objetos escolares), Fax Tely (telefones celulares), Vidraçaria Real (box sanfonados, box blindex, portas sanfonadas e persianas), Afrodite (confecções), Colatina Maquinas (freezers, maquinas registradoras, fornos, etc), Diniz (equipamentos, ferramentas e máquinas elétricas), Comercial Bolonhense Ltda* (colchões magnéticos com densidade progressiva e purificador de água, tecnologias alemã e japonesa), Gama Chieppe Representações (linha de calçados e confecções), Colossal Informática (computadores), Caixa Econômica Federal (divulgação e financiamento), Feitiço da Lua (produção de cama e banho, com muito colorido em edredons e acolchoados), Via Ipanema (finíssima linha de verão em liganete e confecções em geral), Socorro Cama e Mesa (bordados e rendas cearenses), Porcelana Arte Sandra (porcelana em pratarias e quadros), Unipar (linha de produtos de maquinas, ferramentas elétricas e parafusos), Micro Suprimento para Informática (computadores), Tella Tecidos (malhas, cotton e lycra), Gradel (linha de vestidos e artigos de praia, canga e asa delta, saídas de praia), Funcional Representações (produtos de supermercados, porcelana e produtos decorativos), Shalon (colchas e bordados, cama-mesa e banho), RT Industria Eletrônica Ltda e Arte Manha (ventiladores de teto e Dimmer RT- economizador de energia elétrica), Showy (linha de lingerie), e ainda os estandes de lanchonete, sorveteria e escritório do Sebrae.


                                                                        Discurso
Na abertura da Fenep, em Colatina, o presidente do Sindicato das Industrias do Vestuário de Colatina -Sinvesco - , Marcos Guerra, discursou em nome dos empresários, quando enalteceu o apoio do Sebrae e da Prefeitura de Colatina, "num casamento que tem futuro e já esta dando certo".
Guerra lembrou que a Fenep é de suma importância para os micros e pequenos empresários exporem seus produtos em um espaço nobre da cidade, numa rotatividade semestral, conforme sugeriu ao diretor-superintendente do Sebrae, Egidio Malanquini. Parabenizou a todos os participantes da VII Fenep, fazendo menção que, destas sete feiras já realizadas a nível estadual,Colatina sedia pela segunda vez o evento de negócios.
Para o representante das industrias confeccionistas, "uma feira puxa a outra e por isso é importante participar. Quem participa de uma vai para a seguinte e assim por diante, já que os resultados são compensadores". Marcos Guerra ressaltou ainda que feiras de negócios são eventos frequentes em países mais desenvolvidos, onde tem dado certo e que, por isso, também darão certo no Brasil. "E a oportunidade do micro e pequeno empresário sentir de perto o mercado consumidor".
Falando a Revista NOSSA, ele revelou que, para o consumidor, a feira também e uma boa oportunidade de "fazer compras passeando, se divertindo, de um modo mais descontraído e fora do horário habitual". No balanço que fez da VII Fenep, Marcos Guerra disse que "foi um evento em que todos saíram ganhando, o Sebrae, a prefeitura, os empresários e o público ... A feira ficou muito bonita e bem organizada e nossa expectativa e de que cresça mais ainda no ano que vem.
                           TONINHO: FENEP É UMA ALAVANCA PARA NEGÓCIOS

O empresário e administrador de empresas Antônio Chaves (“Toninho”), da Livraria Brasil, esteve com seu estande na Fenep expondo as novidades na área de livros de informática, infantis, em terceira dimensão, e materiais escolares em geral. Há mais de dez anos Toninho visita feiras desse tipo,mas foi a primeira vez que resolveu expor os seus produtos e achou muito interessante e válido.

Na sua visão como administrador de empresas, “a feira dá oportunidades a fornecedores e consumidores de se entrosarem com mais afetividade, mais proximidade. Vejo também a feira não com o objetivo de venda presente, mas como uma alavanca, uma arma muito forte para a seqüência das negociações. E bom registrar que aqui se faz o contato mais direto com o cliente que há tempos não se via, há uma maior afetividade”.

Num outro aspecto, Toninho também revela que a feira é um instrumento, dentro de marketing moderno, de extrema importância para quem compra e para quem vende. Desde a primeira vez que visitou uma feira de negócios, o empresário sentiu uma mudança na sua visão sobre os clientes e o mercado, mudança esta que, segundo ele, foi para muito melhor. “Deveria ser uma feira não anual, mas um espaço permanente para que bens e serviços do mercado colatinense pudessem ser expostos. A feira é uma arma essencial para o empresário pois se eu exponho me aproximo mais do cliente e há mais publicidade do nosso produto. Há uma aproximação maior entre empresário, fornecedor e consumidor final”.

                                                                                   Visão

Na sua visão macro, Toninho afirma que “toda cidade que quer progredir precisa divulgar os seus bens, serviços e sua produção. E nossa expectativa é de que os colatinenses comecem a participar mais efetivamente, pois a maioria hoje dos estandes nessa feira é de outras praças, mesmo assim, vale ressaltar que a participação foi muito boa e os visitantes foram todos de bom nível, da criança aos senhores da terceira idade”.

De acordo com o pensamento do empresário Antônio Chaves, da Livraria Brasil, a exposição da qual participou na Fenep foi mais para contato é as conseqüentes vendas posteriores na sua loja, dos livros infanto-juvenis, de informática, de literatura, livros em terceira dimensão, cadernos, e outros artigos colegiais. No próprio estande da Livraria Brasil, na feira, houve muito interesse das crianças em ler e até comprar os livros, o que não acontecia há bastante tempo em experiências desse gênero.

Toninho salientou ainda que a feira é um bom momento para a aproximação dos comerciantes do mesmo ramo, tendo em vista a amizade que existe entre eles, sem analisar o colega apenas como um concorrente. Para ele, o Sebrae - organizador do evento - está de parabéns, pois a organização e a segurança da Fenep foram consideradas de ótimo nível. O empresário e administrador de empresas acha que foi muito válida a participação da Livraria Brasil e que poderá voltar a acontecer em outras oportunidades com mais experiência e novidades.
IMAFAR E LABORATÓRIO EXAME APRESENTAM MINI VIDAS NA VII FENEP

Imafar - Pharmacom Ltda e o Laboratório Exame estiveram representados na Fenep por Ana Cristina Poubel Bastos, Arlon Bastos Rosa e Dalva Conceição Viana Bastos, em dois estandes montados conjuntamente. O Imafar é pioneiro na aquisição do equipamento informatizado Mini Vidas.

A sócia-gerente Ana Cristina Poubel Bastos, conversando com os repórteres da Revista Nossa, Paulo Maciel e Luiz Carlos Maduro, afirmou ter gostado mulo de ter participado da Fenep: “Gostei muito, pela divulgação, pelas pessoas que freqüentaram nosso estande, tudo isso foi excelente, em que pese alguns problemas estruturais da feira. Foi valido e no ano que vem estaremos aqui de novo, se possível. A divulgação de nossas atividades foi muito válida, pois não era a venda o objetivo principal, mas sim a propaganda. Vender seria uma conseqüência”.

Para Ana Cristina a feira deveria acontecer mais vezes no ano, numa freqüência que poderia ser de seis em seis meses, para divulgar os comerciantes de Colatina, os produtos da terra. Em sua opinião, deveria ser dado um maior prestígio aos empresários colatinenses, pois nessa Fenep a maioria presente veio de fora, como Vitória e Guarapari. Ana Cristina acredita que a feira foi boa, “mas o Sebrae deveria prestar bastante atenção para não ficar ninguém para trás. Temos que valorizar as coisas da terra, pois em Colatina no setor público não há nada que divulgue a cultura, a arte e as empresas”.

Mesmo assim a sócia-gerente, falando pelo Imafar, agradeceu aos visitantes, àquelas pessoas que foram prestigiar o seu estande, principalmente os médicos e o público em geral que puderam ver toda a linha de aroma-terapia, cromo-terapia, produtos de beleza para pele, produtos dietéticos, produtos para diabéticos, produtos naturais e para atletas, linha de mel, incensos, essências e produtos para o regime alimentar (emagrecer e engordar).

                                                                             Exame
Pelo lado do Laboratório Exame, foi lançado um novo equipamento, que possibilita fazer oitenta testes diferentes. Trata-se do equipamento sofisticado informatizado Mini Vidas, adquirido recentemente e que faz vários tipos de exames, entre eles o de HIV (Aids), hormonais, gravidez, tiróide, T-3, T-4, toxoplasmose, tumores, hepatite, rubéola, drogas, imunoquímica, etc. O público que visitou o estande do Laboratório Exame pôde ver, através de uma fita de videocassete, como funciona o Mini Vidas na realização dos seus diversos exames. Médicos e o público em geral ficaram entusiasmados e curiosos com as muitas novidades apresentadas na ocasião.
                                            DINIZ MARCOU PRESENÇA NA FENEP

O empresário Marco Diniz, proprietário da Diniz Material de Construção e Diniz Máquinas e Ferramentas considerou positiva sua participação na Fenep, pois pôde divulgar e mostrar á diversificação de suas atividades. Falando a nossa reportagem, ele afirmou que é a segunda vez que participa de uma feira de negócios em Colatina sendo que também já expôs em uma feira de Linhares.

Para ele, o objetivo de sua inscrição na Fenep foi para demonstrar os produtos ao público consumidor. “Houve muita frequência ao nosso estande, muita curiosidade por parte do público e também foram realizadas vendas. A novidade foi a divulgação da filial de material de construção. Acho que valeu e está valendo a pena e pretendo voltar na próxima feira para manter novos contatos e fazer mais negócios”, revelou Marco Diniz.

Tendo a oportunidade de participar no ano passado de uma feira do mesmo gênero, em Linhares, Diniz afirmou que foi excelente a organização do Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa do Espírito Santo (Sebrae), que “trouxe o grupo de apoio do Osvaldão, que é muito bom em termos de segurança, montagem dos estandes,divulgação e apoio operacional”.

                                           RT E ARTE MANHA FIZERAM BONS NEGÓCIOS

ART Indústria Eletrônica Ltda e a Arte Manha estiveram juntas na Fenep apresentando seus produtos aos visitantes. A Arte Manha, por exemplo, apresentou modernos ventiladores de teto Novoar,com diversas opções em cores e modelos.
A RT teve como atração principal o Dimmer RT, um variador de intensidade de luz, que economiza lâmpadas e energia elétrica com mais conforto e comodidade. Esses Dim-mers RT foram projetados, segundo os representantes, para manejar 400 W (velas) em 110 volts, 800 W (velas) em 220 volts e de comutação imediata, ou seja, podem ser ligados em 110 volts ou 220 volts simultaneamente.

                                                            COMERCIAL BOLONHENSE
Os produtos magnetizados tiveram uma atenção especial por parte dos visitantes da Vll fenep,a título de novidade ou curiosidade. Esses lançamentos foram encontrados no estande da Comercial Bolonhense,empresa de Campo Grande,município de Cariacica, da Daniel Bolonhense.
A Comercial Bolonhense espera colher os resultados pós-feira para então realizar bons negócios, já que no Seu estande foram feitos só contatos e propostas de futuras comercializações.Entre os produtos expostos podiam ser vistos os colchões travesseiros magnetizados,palmilhas especiais para o completo conforto físico do usuário, sandálias, cadeiras especiais (além de magnéticas, corrigem a postura) e purificadores de água.

                                     VIDRAÇARIA REAL APRESENTOU O BOX SANFONADO

Muitas novidades puderam, ser encontradas no estande da Vidraçaria Real,na VII Feira de Negócios da Pequena Empresa (Fenep).O representante da empresa em seu estande foi o empresário Marcelo Casteluber, que mostrou ao público curioso os diversos produtos em exposição.
O que chamou mais a atenção do público foi a linha de box sanfonado de acrílico e portas de PVC, também sanfonadas, atraindo um grande contingente de pessoas ao local.
Também chamaram atenção as persianas verticais (de alumínio ou juta) e horizontais (micro e supermicro) para residências e salas comercias. As persianas supermicro foram um lançamento da loja. Outro produto muito elogiado pelo público foi o Box Blindex, de vidro temperado. O empresário Marcelo Casteluber espera que a feira tenha sido. um bom espaço para vendas futuras dos produtos oferecidos pela Vidraçaria Real,uma vez que são de grande aceitação e de grande funcionalidade,seguindo o que há de mais moderno em tecnologia.



Abaixo algumas fotos da VII Fenep realizada na praça sol poente em Colatina/ES.
Com o apoio da revista Nossa.Diretor e editor-responsável o grande Luiz Carlos Maduro.


Fonte Revista Nossa de outubro de 1994

Comentários