Sobreiro, o paraíso ecológico de Itaguaçu

                                 Reportagem original publicada pela Revista Nossa do ano de 1994.


O distrito de sobreiro, localizado a 10 quilômetros de distância do centro urbano de ltaguaçu, é uma localidade bucólica e que teve a sua evolução graças à imigração de italianos e alemães. Sobreiro destaca-se pela preservação da natureza e onde a música ambiental é a do canto dos pássaros como o canário e o bem-te-vi.
Trata-se de uma comunidade acolhedora, com a população nitidamente de maioria católica e conservadora dos costumes antigos e tradicionais. Ali se deita às 20 horas, o despertar é na madrugada e o almoço é servido às nove horas da manhã. O clima é ameno, quase chegando ao frio.

                                                                    Zoológico natural
Muitos animais silvestres podem ser encontrados em Sobreiro, mostrando a preservação da natureza que existe no lugar. O gato do mato vive até nas pedreiras, podendo ser observados ainda marrecos voando em bandos, garças, maria-preta, melros, bigodinhos ( mais conhecido como papa-arroz), anu preto, ben- ­te-vi, tatus, pacas em abundância ( em maior quantidade nas pedrei­ras). Uma observação: as pacas e ta­tus aumentaram de produção depois da proibição da caça pela Polícia Florestal.

Em Sobreiro, segundo pôde constatar a revista nossa, existem lagartos que chegam a ter a mesma dimensão de um jacaré. Inclusive, sua carne é muito apreciada, tendo um gosto parecido com a de peixe.

O lagarto é caçado para alimentação das famílias. O porco do mato existia em abundância; mas atualmente está em extinção devido à ca­çada desenfreada que existia na região.
São comuns também na região, gambás, preguiças, mão pelada ( a­nimal do tamanho de um gato), pacas, cotias. Segundo moradores, on­ças e veados existiam em abundân­cia, mas atualmente estes animais estão em extinção. Saracuras exis­tem das pequenas e grandes, o fran­go d'água é comum na localidade e ainda podem ser encontrados ban­dos de capivaras e pacas nas propriedades de Anízio Zanotti, nos Belotti e nos Alemães: Ali há muitos desses bichos e algumas capivaras podem atingir até 100 quilos.
                               

                                                                   Famílias
O antigo proprietário de Sobrei­ro foi Gumercindo Coelho, homem muito festeiro e autoridade da re­gião. Hoje quem possui mais terras no distrito é Adolfo Covre. A famí­lia Zanotti também é forte na re­gião, com o cultivo do café, milho, e arroz e a pecuária bovina. Compõem a família Zanotti: Davi Zanotti e os três irmãos; Valdir, Anízio e Dionízio Zanotti. Aliás, a lavoura de café e a criação de bovi­nos e suínos são a sustentação da economia da região. Davi Zanotti e Altamiro Zanotti (Nenezão) foram vereadores e Nenezão chegou a ser vice-prefeito na gestão passada.
Político conhecido e influente em Sobreiro é Mário Sarnaglia ( dentis­ta), que foi prefeito de Itaguaçu e atualmente é deputado estadual ocupando a vaga de suplente no lugar do ex-deputado Chico Barros, atual prefeito de Baixo Guandu.

                                
As moradoras mais antigas e mais idosas de sobreiro são Bárbara Scárdua, de 96 anos e Rafaela Angelina Cazoto Zanotti, de 91 anos. Martinho Deleprani, Altàmiro Za­notti (Nenezão) e David Zanotti (Davizinho) são os maiores granjeiros de sobreiro. Martinho e Davizinho, por exemplo, têm granjas com capacidade para a criação de mais de mil porcos cada, inclusive Martinho tem criação de porco do mato, como pôde constatar a reportagem da Revista Nossa.
São Padroeiros da região: São Sebastião e São Roque, abrangendo as comunidades de Sobreiro de Pau Daia e Sobreiro de Boa Sorte.
Os benzedeiros da região são: Vovó Joana Gomes e José Gumieri (Zequinha). Fato curioso é o vovô Joaquim Rodrigues de Souza que tem 113 anos de idade e conhece o município de Itaguaçu desde quando era vilarejo.
 
Além das cachoeiras, das monta­nhas e pedreiras que compõem o çenário turístico da região, existe ainda a Gruta de Nossa Senhora de Lurdes e o antigo moinho da fazen­da de David Zanotti (Davizinho) que são pontos atrativos dos turis­tas. Outros pontos turístico são: O Oratório de São João e a cordilhei­ra de Pedreiras de Areia Branca - São Pedro e São João.
Sobreiro é uma comunidade de vida própria com colégios, ilumi­nação pública de primeira qualidade e ainda é tido como o lugar no Espí­rito Santo que tem a melhor cacha­ça e a melhor água. A aguardente por exemplo sai do alambique sem nenhuma mistura de componentes químicos e a água é encanada diretamente das nascentes na monta­nha, onde a caixa é feita no local das nascentes.
Quanto o transporte existe linha de ônibus regular, tanto de empre­sas particulares como de ônibus escolares da municipalidade.
                                  
Por outro lado o ponto negativo é o posto telefônico da Telest que existe no local. E uma obra muito bem instalada e moderna, com enorme torre, porém, abandonado . Também o posto de saúde que é uma obra invejável, porém desati­vado, o que deixa a comunidade sem condições de tratamento médi­co. 
Já na área de educação, existem dois colégios para atender as crianças das duas comunidades de Sobreiro de Pau Daia e Sobreiro da Boa Sorte. 


Publicação original da Revista Nossa de abril de 1994.



Comentários